terça-feira, 2 de dezembro de 2014

MARCELO ROSENBAUM

   
Marcelo Rosenbaum


Pra quem não conhece, Marcelo Rosenbaum e um Design e Arquiteto brasileiro de 46 anos, nascido em Santo André - São Paulo, que ficou famoso televisivamente em 2006, quando fez o programa Lar Doce Lar no Caldeirão do Hulk, programa da  Rede Globo de Televisão.
     Começou a estudar Arquitetura com 17 anos, tendo como influencia, seu pai, que era advogado mas construía casas. Com 23 anos abriu seu escritório, o Resenbaum em parceria com Ricardo Varuzza, e desde então correu atras de seus ideais e repertório. Fez intercâmbio escolar na Alemanhã. Anos depois voltou para a Alamenhã onde trabalhou com o designer Andreas Weber, o pai do design high tech alemão.
     Em entrevista para a revista Casa e Jardim, Rosenbaum diz que trabalhar com Andreas Weber mudou sua visão de projeto e espaço.
     Rosenbaum tem seu estilo próprio. Se diz apaixonado pelo Brasil, e tem seu pais como inspiração em todos os projetos que faz. Busca ser original e autêntico em tudo o que faz, e foi seguindo esse pensamentos, que foi premiado em 1999 pelo Museu da Casa Brasileira como o melhor design mobiliário. Ganhou também o 1º lugar no 7º premio Deca.
     No exterior, já marcou presença em publicações como Wallpaper e Elle Décor, além de ser um dos três brasileiros incluídos no livro Fifty of the world's best apartments (Images Publishing).
     “Penso a arquitetura e o design como instrumentos de transformação. Quero atender às necessidades das pessoas de baixa renda para elevar a auto-estima delas, proporcionando conforto e qualidade de vida”, afirma o designer para a Revista Casa e Jardim.

DESIGN DE INTERIORES x DECORAÇÃO

     A vida de um design de interiores não se resume apenas em DECORAÇÃO, mas em grande parte do nosso tempo trabalhamos com isso e temos que estar antenados nas novidades que envolve esse mundo. "Mais o que um Design de Interiores faz então ?" Um design de interiores tem alguns privilégios, como, mudar uma parede de lugar (quebrar em um lugar e levantar em outro) sem comprometer a estrutura da casa claro.
      Podemos trabalhar com paisagismo em ambientes residenciais e urbanos também. Somos responsáveis por projetos completos que vai desde o teto (forro, iluminação, etc.) até o chão (revestimentos, elevações e etc.). Só depois disso tudo definido, que partimos para a área da decoração, que é onde escolhemos cor de parede, mobiliário e objetos decorativos.
      Durante todo o período de estudo na Faculdade, costumamos ouvir de nossos professores que um bom projeto não que aquele que é mais bonito, e sim, aquele que atende todas as necessidades daqueles que nos contratam. A estética muitas vezes não é tão importante quanto alcançar a ergonimia correta que cada ambiente exige.
      É necessário uma boa pesquisa antes de começar um projeto. Adquirir conhecimento sobre a pessoa contratante, ou sobre o ambiente designado a nós. Para projetar um academia é preciso antes fazer uma pesquisa de equipamentos, revestimentos, isolamentos acústico, som, iluminação e muitas outras coisas que são importantes para esse ambiente. A mesma coisa tem que sem feita antes de projetar um restaurante, ou uma clinica. São ambientes diferente, com necessidades diferentes e que exigem conhecimentos diferentes.
      A vida de um Design de Interiores vai além da decoração. Não estou dizendo que um decorador não precise de pesquisas antes de desenvolver seus projetos, mas são áreas e necessidades diferentes, que no final das contas se completam.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

IRMÃOS CAMPANA

Muito conhecidos pelas suas belas e criativas "obras de arte" em forma de mobiliário.
Os Irmão Campana (Humberto Campana - Rio Claro, 17 de março de 1953, e Fernando Campana - Brotas, 19 de maio de 1961), fazem sucesso em grande parte do mundo. São famosos por criarem coisas que fogem do comum, utilizando materiais diferente e simples, com formas e texturas ousadas. Suas obras são pensadas e feitas pelos próprios, que corta, tecem, montam, colam, pregam e fazer tudo o que for necessário para terem um nova peça linda e exclusiva.
Humberto e Fernando são designer e artistas plásticos com reconhecimento internacional. Reconhecimento esse, que já gerou muitos prêmios:
1992 - Prêmio Aquisição, Museu de Arte Brasileira FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo. Biombo Cerca.
1996 - Primeiro Prêmio Categoria Design (1º lugar) XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP. Cadeira de Papelão.
1997 - Primeiro Prêmio Categoria Móveis Residenciais (1º lugar) ABIMÓVEL (Associação Brasileira de Industria de Móveis) São Paulo. Mesa Inflável.
1998 - Segundo Prêmio Categoria Móveis Residênciais (2º lugar) Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Estante Labirinto.
1999 - Prêmio George Nelson Design Award, Revista Interiors, EUA.
2001 - Prêmio Especial, Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil, H.Stern coleção de jóias.
2005 - Le Prix du Nombre d Or, Salon du Meuble de Paris, França para Fernando e Humberto Campana.
2005 - Primeiro lugar na cDim award da Feira Internacional de Móveis de Valencia pela cadeira Corallo.
Eles tem algumas de sua obras expostas em Nova Iorque no acervo do MoMA, em Nova Iorque, e no Museu de Artes Decorativas de Paris, ao lado dos mais grandiosos nomes de design no mundo.
Criaram em 1989 o Estúdio Campana, cuja especialidade era mobiliário. E desde sua união, os Irmãos Campana mantem-se como vanguarda no desigg no Brasil e no mundo.

fonte: